Uma nova ordem capitalista está em construção

As crises são oportunidades para se corrigir os excessos, moralizando a vida económica. Sem se pôr em causa o sistema capitalista vai-se corrigindo os seus excessos e melhorando os mecanismos de controle sobre funcionamento do mercado.
Em primeiro lugar os rendimentos de alguns gestores começam a ser controlados. De facto havia situações escandalosas nos rendimentos dos gestores, devendo esta correcção acontecer por iniciativa dos accionistas e devendo só o Estado intervir quando for pedida a sua ajuda. Também me parece bem diferir o pagamento de prémios para 2 a 3 anos após a sua gestão para se poder analisar com outra perspectiva o contributo dos gestores para os resultados, o que permitiria eliminar muitos dos ganhos especulativos: focalizar a gestão nos resultados a médio e longo prazo é sem dúvida uma melhor focalização para a gestão do que o curto prazo.
Outro dos aspectos a corrigir é a actuação da regulação que deve ser mais eficiente.
Em Portugal está-se a cometer excessos, a tributação das remunerações variáveis parece-me excessiva. Preferiria a criação de novos escalões do IRS um com 50% de taxa e outro, acima dos 250000 € com 60%, acima dos 500000, do que uma taxa marginal mais elevada sobre as remunerações variáveis, como foi aprovada no parlamento. Já sobre a regulação, depois do fracasso do BdP, nada foi feito, havendo dois bancos em dificuldades, o que me parece uma atitude política e uma perda de uma oportunidade para se melhorar a fiscalização do sistema financeiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).