Vantagens e desvantagens do FMI

Nas desvantagens da vinda do FMI está à cabeça a de não nos sabermos governar, a falta de uma perspectiva de longo prazo e a navegação à vista levou-nos para a situação actual e perdemos uma década, que foi de estagnação e crédito fácil que levou ao nosso actual endividamento e à crise de financiamento da economia. Outra desvantagem é a aplicação de um de um conjunto de medidas padrão que podem estar desajustadas da realidade portuguesa, além de que haverá uma maior protecção ao grande capital e o aumento da pressão sobre o trabalho.
A grande vantagem da intervenção do FMI é podermos obter juros mais baratos e dessa maneira hipotecarmos menos o futuro com juros elevadíssimos. As gerações futuras poderão ter de suportar menos os nossos erros se conseguimos uma redução dos juros com a entrada do FMI.
Para mim a questão essencial é fazermos os ajustamentos macroeconómicos para resolvermos o défice da balança de transacções e de capital, que passa por encontrar soluções para o défice energético (debater o nuclear), por reactivar sectores como a agrícultura e as pescas, por dinamizar a indústria de maior valor acrescentado, quer com base no design quer com base em tecnologias de ponta, para só referir as mais importantes. Este trabalho de alterações da estrutura da economia portuguesa tem de ser liderado por portugueses e com menor peso do Estado na economia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).