Lá está o Constâncio a preparar o OGE

Como vem sendo hábito o governador do BdP volta a preparar os portugueses para o aperto de cinto, que na sua opinião deve começar já no ano de 2010, tendo o cuidado de dizer que tanto faz haver cortes nas despesas como aumento das receitas, o que é preciso é fazer qualquer coisa já em 2010.
Na parte das receitas pouco há a fazer, digo eu, porque a carga fiscal já é bem pesada e a actividade económica não permite arrecadar mais impostos mesmo que eles aumentem. Haverá a possibilidade de taxas maiores para os bens de luxo ou certos vícios que mais tarde aumentam as despesas de saúde, como o tabaco e o alcool.
Da parte das despesas haverá muito a fazer, desde logo cortar a gordura nos ministérios, mas isto já foi prometido na anterior legislatura e ficou por fazer, os boys ficaram com os tachos. Depois, existem promessas eleitorais de mais obras públicas, o que fará subir o défice e o endividamento.
Haverá hipótese de receitas extraordinárias com as privatizações, mas esta será uma situação pontual.
Só resta «malhar» numa classe profissional como fizeram com os professores ou nos trabalhadores da função pública em geral, se quiserem avançar com medidas estruturais, mas fazer a mesma política duas vezes seguidas é muito arriscado para quem tem de estar preparado para eleições e já foi penalizado em termos de votos pela mesma política. Aguardemos pelo que aí vem, porque o Constâncio já lançou o alerta e quando fala costuma preparar os portugueses para as más notícias.
Além disso este é um governo enfraquecido, por ser minoritário e pelos escândalos do Sócrates, que terá pouca margem de manobra se continuar sem negociar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).