A crise política e seus efeitos económicos.

A actual conjuntura está marcada pelo grande tiro no pé do Sócrates que por motivos emocionais resolveu propor medidas na EU sem ter de se explicar ao PR que o tinha criticado recentemente e sem submeter tais medidas ao parlamento. Estas questões formais são importantes na política pá e um bom político deve saber controlar as emoções e não deve arranjar inimigos sem que sejam do seu interesse travar uma batalha. Será que Sócrates quer que a batalha se trave agora, porque as sondagens ainda não mostram uma descolagem do PSD? É uma hipótese ainda que me incline mais para o descontrolo emocional de alguém que não gosta de ser criticado e dá-se mal com minorias relativas e com a negociação que esta exige.
O seu argumento de que o fez pelo bem do país não serve porque só descredibiliza o país se alguém promete algo que não pode cumprir na arena internacional, que foi o que o Sócrates fez se as suas medidas não forem aprovadas e portanto deveria ter negociado antes para não sair o país decredibilizado e agravar ainda mais a crise de confiança que existe. Esta atitude não cria confiança, antes pelo contrário.
A economia aguenta uma crise política? Penso que a economia só tem a ganhar se da crise política resultar uma clarificação com o aparecimento de um projecto com pés e cabeça, que actualmente não existe, porque se faz navegação à vista para se ir apagando fogos, e que dê origem a um comportamento consequente dos políticos.
Se da crise resultar um resultado eleitoral não clarificador então não haverá vantagens económicas.
É preciso uma clarificação sobre o TGV e aeroporto, uma redução dos organismos do Estado que replicaram outros organismos já existentes ou tenham funções que podem ser desempenhadas por organismos tradicionais e não por fundações e institudos para se pagar mais aos seus dirigentes, ou seja que a classe política e dirigente também sofra cortes, conseguindo-se que se faça um emagrecimento efectivo do Estado, que se tenha uma estratégia clara para os problemas estruturais como o défice da balança de pagamentos, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).