A folga da saída do lixo

Uma das agências de notação financeira, retirou Portugal do lixo, provocando uma descida dos juros pagos pela dívida pública.
Esta notícia vai permitir que para o ano de 2018 haja mais folga orçamental ao serem reduzidos os juros a pagar, na sequência da substituição de dívida mais cara por dívida mais barata. Também pode ser expectável um maior crescimento do investimento no setor produtivo, devido a um maior clima de confiança no país.
Esta situação é o resultado de um crescimento económico significativo, próximo dos 3%, e da evolução descendente do défice orçamental.
Parece, pois, que entrámos num circulo virtuoso, com a economia a crescer, a serem superados paulatinamente, constrangimentos, como o défice das contas do Estado, que por sua vez melhoram o rácio de endividamento, que até ao final do ano deve descer alguns pontos percentuais.
Mas, estas boas novas externas, a que a retoma europeia também ajuda, não devem abrandar a política de retoma de rendimentos que acelera o crescimento por via da procura interna e repõe justiça social retirada nos tempos da tróica com apoio do governo PSD/CDS.
Penso que esta estratégia está em marcha, com a reforma dos escalões do IRS, o descongelamento das carreiras e principalmente com mais gente empregada, que aumenta o rendimento disponível dos particulares e melhora o orçamento da segurança social e aumenta os impostos. A passagem de emprego precária a emprego a prazo, também pode criar, por via das expetativas, um aumento da despesa interna.
Mas este caminho não é só facilidades, há também algumas tensões, derivadas do poder reivindicativo de certos estratos sócio-profissionais. O governo tem de ser hábil e procurar ser justo, em vez de ceder aos grupos de pressão mais organizados, senão pode criar mais tensões sociais se houver gente injustiçada.
Concluindo, estamos a entrar num círculo virtuoso, que se não for bem gerido, poderá provocar uma escala de tensões sociais, pois, muitos grupos sócio-profissionais, estão há muito tempo sem aumento de rendimentos, nem correção monetária.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).