O mercado dos carros elétricos: oportunidade aproveitada pela China

A mudança de paradigma tecnológico com os carros elétricos foi uma oportunidade para se questionarem as habituais marcas dominantes.

Assim, surgiu a Tesla que se tornou um dos principais players no segmento médio e alto. Sendo uma marca americana aproveitou para contestar as marcas europeias. Com dinâmica para descer o preço para acompanhar a concorrência.

Mas, se a Tesla e os americanos conseguiram liderar num primeiro impacto, com a mudança tecnológica para a eletrificação, a seguir vieram os chineses, que aparecem a surfar a segunda onda, entrando também no segmento baixo e médio/baixo. São exemplo a polestar, a BYD, Geely que comprou a volvo, a SAIC_GM_Wuling, GAC Ailon, Chery, Changan, Hozon, Li auto. A proliferação de novas marcas mostram a tentativa de agarrar a oportunidade aberta por esta mudança tecnológica. (Não descuramos as ajudas estatais e a criação de concorrência desleal, que a Comissão Europeia parece estar atenta).

Na Europa os grandes players têm respondido com modelos concorrenciais mais caros, como a BMW e a Mercedes. Já no segmento de entrada vemos a VW, a Renault, a Peugeot, sem conseguirem lançar carros competitivos, principalmente nos segmentos mais baixos. Também não se vislumbram a entrada de novas marcas europeias no mercado, como se assistiu na China.

Concluindo, vemos os americanos e chineses a responder bem às mudanças no setor automóvel e a liderar, com as marcas europeias a acompanhar a custo e incapaz de produzir com rapidez um carro barato eletrificado. Será mais uma situação em que a Europa se deixa ficar para trás? 

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