A luta política em volta do OGE está a animar

Nao é a 1ª vez que o governo faz uma marcação cerrada às propostas que possam dar votos. É assim, que está a corrigir alguns tiros dados com a proposta de OGE. Lá que se beneficiem as grandes empresas tudo bem, mas que se abra a porta ao financiamento dos partidos por aquelas já é um tiro no pé a corrigir, depois das denúncias públicas.
Tudo o que der votos é para cooptar, como é o caso da proposta de pagamento das dívidas do Estado às empresas, mesmo que se entre em contradição, ao rejeitar-se a proposta num dia e ao agarrá-la com unhas e dentes no outro.
Já agora a alegoria de que as obras públicas só criam emprego em Cabo Verde foi um fiasco, assim como a questão do salário mínimo nacional por parte da Ferreira Leite, que não percebe a necessidade de mudar de paradigma e deixar o modelo assente em mão de obra barata, mas no resto esteve bem. De facto também acho que é preciso saber escolher os grandes investimentos estritamente necessários em momentos de crise e com o sistema financeiro com problemas de liquidez, sob pena de se encarecer excessivamente o crédito.
A luta política em torno do orçamento está a animar, com o governo a apropriar-se das boas ideias da oposição.
Sobre a nacionalização do BPN, concordo com ela, mas mais uma vez o BP de Constâncio andou mal, pois desde 2004 que havia fumo, é muito tempo e muita ineficácia da supervisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).