Vai haver queda do rendimento disponível em 2009?

O rendimento disponível dos particulares disse ontem o Sócrates vai diminuir porque a inflação vai ser menor, o preço dos combustíveis baixaram e os encargos com os empréstimos à habitação vão baixar com a baixa da euribor. Ainda que tudo isto não seja mérito do governo, mas o resultado quer da conjuntura internacional, quer da política monetária conduzida pelo BCE, isto é verdade.
Mas é uma meia verdade, porque no rendimento disponível entram outros factores, como o rendimento das famílias, em queda devido ao aumento do desemprego, ou os impostos pagos, que vão continuar na mesma ou ter subidas marginais, este último caso uma variável controlada pelo governo que tem optado por continuar a controlar o défice através do aumento da carga fiscal e não pela redução da despesa - o programa PRACE está na gaveta.
Não é honesto ou talvez seja ignorância os políticos só olharem para os números que lhes interessam, tem que se ter uma visão holística dos problemas, pelo que o discurso correcto seria realçar os factores positivos que podem levar à subida do rendimento disponível em conjunto com os elementos negativos, que nesta conjuntura será a subida do desemprego que poderá contrabalançar no todo ou em parte os elementos positivos.
Este discurso é uma espécie de discurso do oásis, em que só se fala do bom e se esconde o mal, que neste caso será o agravamento do desemprego, que parece ser um assunto tabu no governo, mesmo quando se anuncia medidas para o combater no sector automóvel. Ora o discurso do oásis em plena crise mundial, a mais severa em décadas, parece-me despropositado e irrealista.
Já agora um comentário ao editor de política económica da SIC, técnicamente esta análise não está correcta por ignora uma variável com efeitos contrários que pode contrabalançar os efeitos positivos. O rigor é necessário, quer do governo quer dos comentadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).