As novas regras de remuneração dos gestores bancários

É hoje notícia nos jornais a intenção de criar novas regras de remuneração dos gestores bancários, porque foi considerado que o sistema de remunerações foi um incentivo à gestão de risco que provocou a última crise.
Assim prevê-se um equilíbrio maior entre remunerações fixas e prémios, não se falava em percentagens, mas fiquei com a impressão de andar à volta dos 50% para ambas. Logo aqui heverá já um travão à ganância de correr riscos.
Mas acima de tudo, prevê-se o pagamento do prémio em tranches anuais com o mínimo de 3 anos de duração, que serão interrompidas em caso de maus resultados, mesmo que da responsabilidade de outros gestores. Esta disposição será essencial para que os gestores se preocupem com o fundamental e robustez da sua empresa e menos com a maquilhagem e operações de elevado risco e lucros elevados ( ou grandes prejuízos se correr mal).
É interessante constatar que esta iniciativa partiu do Carlos Tavares / CMVM e não do governo ou BP / Constâncio, com o partido Socialista arredado do combate à corrupção ...
Aplaudo com estrondo estas opções que se situam no campo da ética económica que tem andado arredada da avaliação dos gestores e subordinada ao lucro fácil.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).