O leque salarial e a TSU

Portugal tem um problema de desequilíbrio social, em que uns poucos têm muito e muitos têm pouco. Chegámos a esta situação porque o leque salarial (o salário mais alto a dividir pelo mais baixo) está também muito desequilibrado. Os salários dos gerentes e administradores estão acima das centenas de milhar de euros anuais enquanto um trabalhador na base recebe o salário mínimo cerca 7000€ anuais.
O trabalho de Piketty - o capital no século XXI - veio alertar-nos para que a acumulação de riqueza nos mais ricos vai continuar se se mantiver o atual estado de coisas sugerindo-nos o uso do sistema fiscal para se corrigir esta acumulação de riqueza.
Nesta perspetiva acho muito interessante a proposta do PS de agravar a TSU para empresas que tenham um leque salarial superior a um certo montante, que na minha opinião deveria ser de 20 no máximo (para começar). Só que eu duvido que esta medida será de aplicação universal, havendo excepções para o setor financeiro, onde costumam estar as reformas douradas dos dirigentes políticos e da administração.
Apesar do meu pessimismo na sua aplicação universal, acho esta proposta bem vinda, tanto mais que aparece numa altura em que o PS se procura posicionar mais ao centro, com o aproximar das eleições.
Apoio todas as medidas que visem contribuir para uma redução do leque salarial que terá como consequência a longo prazo a diminuição da disparidade da riqueza o que vai melhorar a curva de Lorentz ( curva que quanto menos barriga tiver a curva melhor distribuição de riqueza terá o país).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).