Da teoria (campanha eleitoral) à prática

Depois da vitória do Hollande vejamos qual o seu espaço de manobra para concretizar as suas promessas eleitorais. Com as eleições legislativas a curto prazo o seu discurso não deve mudar muito, mas após estas veremos o que consegue levar à prática do que prometeu.
Verdade seja dita só a hipótese de vitória já colocou em cima da mesa a agenda de crescimento. Vamos ver como se concretiza.
A hipótese de se avançar com os Eurobonds tem algumas pernas para andar se essa emissão for limitada a projetos de investimento aprovados pela comissão,e ou a uma percentagem da dívida dos países, entre 10 a 20%.
A agenda do crescimento também poderá passar por equilibrar o esforço de ajustamento, entre o esforço dos incumpridores já em curso e medidas expansionistas nos países sem problemas de cumprimento, ou seja, o esforço de ajustamento deixaria de ser unilateral e passaria a ser bilateral, em que uns aplicariam a austeridade e outros uma política expansionista para ajudar a eurolândia a recuperar mais depressa. Esta segunda hipótese seria mais consentânea com a solidariedade europeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).