A discussão sobre o cautelar

A grande discussão que se trava na economia é se existirá programa cautelar ou não. Esta questão pode ser vista de 3 pontos de vista:
a) do país, que quererá garantir um fim de intervenção tranquilo e ter um plano de apoio (explícito ou não) se precisar, ao mesmo tempo que tenta garantir os financiamentos necessários pelo menos até 2015, o que explica as emissões de dívida entretanto feitas, que é uma forma de garantir uma saída à irlandesa se for possível;
b) dos financiadores da UE que não querem avançar com mais apoios aos países do Sul, pois tal implica votações parlamentares - caso da Alemanhã, salvo se for estritamento necessário.
c) de países, como a França, que receiam futuras turbolências na zona euro, que os podem atingir, e preferem situações acauteladas através de programas.
Qual delas vai vingar vai depender da reação dos mercados à situação portuguesa daqui a 3 meses e do poder político destas correntes, sabendo que a Alemanha tem um grande poder e a França está a ficar com cada vez menos influência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).