Notas sobre a privatização da TAP

Acho que a privatização da TAP, sem haver uma posição de controlo do governo é um erro, pela importância que esta empresa tem para o facilitar da ligação de Portugal ao mundo na era da gloabalização, particularmente pelas ligações que permite à lusofonia.
Concordo com a luta dos trabalhadores da TAP e com a posição assumida por Mário Soares, em defesa da TAP pública, contra a privatização proposta de 66% da empresa.
Também é verdade que se tem de arranjar maneira de se capitalizar a TAP para a empresa poder ter condições de se consolidar, mas dizer que é inaceitável a redução de rotas se se propusesse à comissão europeia que esta capitalização seja pública, sem se saber quais as medidas propostas, parece-me uma desculpa e uma fuga à questão. Ou seja, devia-se iniciar as negociações e quanto se soubesse quaais as propostas da comissão, então sim avaliar-se-iam. parece-me que aqui impera uma visaõ ideológica que advoga a privatização a todo o custo.
Por fim como último recurso, poder-se-ia pensar numa capitalização privada, como propõe o António Costa e o PS, mas mantendo-se a empresa ainda na esfera pública e com controlo do Estado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).