O novo acordo de concertação

Em primeiro lugar quero desejar bom natal e ano novo próspero a todos os leitores deste blog.
Hoje venho analisar o acordo de concertação social. O aumento do salário mínimo em 27€ é uma boa notícia e insere-se na política de reforço dos rendimentos dos mais remediados, como forma de aumentar o consumo e desta forma impulsionar o consumo privado, que se espera não agrave a balança comercial, pois espera-se que este consumo não seja canalizado para bens importados, na medida em que pela lei de Engel, com os níveis de rendimento tão baixos em causa se deve ainda reforçar as despesas alimentares, mas com produtos de melhor qualidade (carne, peixe e laticíneos) e não aumentar outras despesas de consumo como eletrodomésticos e aparelhos multimédia, estes sim agravariam a balança comercial, porque são importados.
Mas, há um lado negativo, 40 milhões de euros são um esforço do Estado via redução da TSU, o que não se compreende quando no ciclo anterior as empresas foram beneficiadas em cerca de 2000 milhões de euros com a abolição de feriados, com a abolição de férias, com as consequências das leis laborais aprovadas, com a subida do desemprego, que pressiona os salários em baixa, etc. Enfim, a necessidade de estar bem com todos, mesmo sendo injusto, ao canalizar recursos para quem não precisa mais deles carateriza este PS, mesmo que encostado mais à esquerda.
Há também o aspeto positivo de a contratação coletiva ter uma duração de 18 meses. Por outro lado, aparentemente caiu a subida do salário mínimo para 600€ em 2019.
Concluindo, o PS parece estar a virar um pouco ao centro à medida que se aproximam eleições, para o ano as autárquicas, mas já de olho nas legislativas, dois anos depois, pelo que cada vez mais deve esperar-se posições mais ao centro, as cedências à esquerda parecem ter-se esgotado! Assim, prevejo que o ano de 2017 vai ter mais confrontação social, ainda que se mantenha a coligação parlamentar, pois o PS vai continuar a procurar áreas de convergência com a esquerda, mas vincando mais uma política de centro-esquerda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).