A entrevista do Costa à SIC.

A referência a esta entrevista permite-me enquadrar o futuro da política orçamental em Portugal, numa altura em que se registam desacelerações do crescimento em muitos dos nossos parceiros. Logo Portugal irá também ter uma desaceleração do crescimento económico.
Com esta desaceleração vai ser mais difícil gerir a política orçamental. Ora para este ano fala-se que o ministério das finanças criou em 2019 uma almofada financeira de 1.400 mil milhões de euros para lidar com esta desaceleração. Daí Costa ter dito que já previram esta situação na dita entrevista.
Mas Costa no seu otimismo adiantou que haverá normalidade salarial em 2020 se esta desaceleração não for significativa. Por normalidade salarial entende-se a subida de salários com correção da inflação.
Sobre a recomposição das carreiras exigidas por professores, médicos, enfermeiros, funcionários judiciais, juízes e outros, nada foi dito, mas estará em cima da mesa, pelo menos por parte dos sindicatos, e se estas expetativas continuarem a ser defraudadas  continuará a instabilidade social. Não esqueçamos que fazia parte do modelo de Centeno no início do governo a estimulação da procura interna por via do aumento dos rendimentos dos trabalhadores, continuando a justificar-se esta opção em período de desaceleração.
Acho que outro aspeto importante da entrevista foi reconhecer que a maioria absoluta estará longe, havendo a opção de se aliar à esquerda, mantendo a geringonça. ou somente um dos dois partidos BE e PCP, ou há direita, com o partido de Santana e outros de direita em função do número de deputados. Este reconhecimento traduz claramente uma opção pelo défice zero, em vez da reestruturação das carreiras dos funcionários públicos referidos, aceitando o consequente preço eleitoral de perda da maioria absoluta.
Concluindo o défice zero é a opção de Costa para o futuro, não haverá grandes reestruturações de carreiras na função pública, o máximo que teremos em 2020 é normalidade salarial com a devida correção da inflação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).