Costa e a justiça.

 O que levou à demissão de Costa foi o parágrafo escrito pela PGR, ou todo o processo Influencer, com um chefe de gabinete que transformou o gabinete em cofre?

A resposta óbvia foram as duas, acho que se deveria demitir sem o parágrafo pela responsabilidade da escolha do seu chefe de gabinete, de quem apregoou como seu melhor amigo e por ter mantido o Galamba contra a opinião do PR.

A justiça terá culpa de deitar abaixo um governo?

A justiça fez o seu trabalho com as leis em vigor. Para um governante que esteve no poder 8 anos e foi ministro da justiça antes, se as leis não são adequadas tem muita responsabilidade por não as ter alterado, tanto mais que foi-lhe proposto um pacto pelo Rui Rio. Nem tudo estará bem, é sempre possível melhorar, mas se escolheu não o fazer não pode criticar!

A justiça é igual para todos, já basta as prerrogativas de jurisdição especial dos 3 mais elevados representantes do Estado. Assim, se acontece noutros processos o MP não convencer os juízes, nada de anormal se passa, a não ser para os políticos que se consideram especiais. Aliás o que prova que o sistema funciona.

Claro que reconheço que este seria sempre um caso sensível e terem aparecido erro/gralhas deveria ter sido evitado. Mas mais informação é sempre melhor que opacidade.

É notícia de que governo aprovou o decreto-lei que foi feito de propósito para este caso e enviado para publicação, este deve ser vetado pelo PR, para impedir a legitimação deste caso à posteriori.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).