Corrupção e economia

Quem tem de leccionar a temática do desenvolvimento tem inevitavelmente de abordar o tema da corrupção, como um factor de atraso no caminho para o desenvolvimento e de distorção dos mercados.
Sabemos que Portugal não é imune a esta praga, mas não pode deixar de nos admirar, como prova da existência deste fenómeno, o tempo que a problemática das leis anti-corrupção está a levar na AR e a indecisão sobre os contornos da mesma.
Desde a iniciativa de Cravinho que já transcorreram cerca de 18 meses para se chegar algo, em que os aspectos mais vigorosos das propostas têm ficado pelo caminho. A estratégia parece ser fazer qualquer coisa mas com buracos suficientes para que fique tudo na mesma.
Quem tem liderado este processo são os partidos do bloco central, ou seja, aqueles que vão passando pelo governo e que estão interessados em que pouco mude.
Infelizmente esta questão não vai ser central no debate eleitoral, porque é incomoda aos maiores partidos, mas eu como cidadão estarei atento a esta problemática.
Relacionada com esta questão está a acumulação de funções dos advogados/deputados, denunciada pelo Bastonário dos advogados. DE facto não tem cabimento o legislador ter interesses na legislação ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).