O problema da deflação e as políticas para a combater:

A hipótese de deflação é um problema sério da zona euro. Por exemplo Portugal tem crescimento negativo dos preços há 4 meses. Só para lembrar quão sério é o problema devemos recordar que o Japão andou 15 anos com problemas de deflação, sem conseguir estimular a economia, apesar das tentativas que fez.
Como lidar com a deflação? Com a austeridade os governos nacionais usam a política orçamental e fiscal para diminuir o défice do OGE, logo não é possível usar esta política para combater a deflação, que exigiria o contrário, estímulos económicos.
Resta a política de rendimentos e a política monetária. Para Portugal a lógica do empobrecimento também anula a política de rendimentos como instrumento de luta contra a deflação.
Sobra a política monetária que cabe ao BCE, que com a descida da taxa diretora e os leilões de cedência de liquidez anunciados dará um impulso na luta contra a deflação.
Mas o BCE olha para toda a zona euro e Portugal precisará de um tipo de uma política monetária mais fina, tanto mais que colaterais relacionados com o imobiliário e a dívida pública estão excluídos e logo tais medidas serão de pouco efeito para o nosso país, pois foram ativos que foram objeto de créditos que levaram à crise do imobiliário e à crise da banca, que, portanto, a banca ainda tem em excesso e não pode utilizar. Contudo, como somos um país pequeno é de esperar que o BCE não olhe para a situação do país em particular e promova medidas mais concretas e adequadas ao nosso problema.
Apesar deste cenário não ser otimista para os bancos portugueses o estímulo do BCE vai na direção certa, lembrando aos bancos portugueses que se devem deixar de créditos imobiliários e aplicações na dívida pública e apostar mais no cédito às empresas, para no futuro poderem usar dos estímulos do BCE.
Concluindo, para combater um problema grave que se avizinha só resta a política monetária e esta é definida para um espaço tão grande que os problemas específicos de países pequenos são ignorados e esta pode mostrar-se ineficiente nestes países...Estamos quase desprotegidos perante a deflação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).