A globalização e a vitória de Trump

Se no post anterior fugi à tentação de escrever sobre a américa, desta vez tem que ser e claro está tentar perceber o porquê da vitória de Trump.
Vivemos desde os finais do século passado uma última fase da mundialização, iniciada com as descobertas por portugueses e espanhois, a chamada globalização permitida pela revolução das TIC. Esta globalização carateriza-se por se procurar afincadamente a redução de custos procurando no mundo o local que permita a produção ao mais baixo custo. Com esta estratégia verificou-se uma deslocalização industrial. Esta deslocalização criou riqueza num lado (nos NIC, com a China à cabeça) e destruiu riqueza, empregos, noutro lado, nos países desenvolvidos.
Os EUA foram um país que viu reduzir-se a indústria e o emprego a ela associado. Mas a principal consequência da industrialização e de governos neoliberais foi a desregulação do mercado de trabalho, com a consequente perda de direitos. Muitos trabalhadores que eram da classe média regrediram socialmente, não só devido a esta desindustrialização, mas também como resultado das crises vividas no setor imobiliário e financeiro. Desta forma o sonho americano de ascensão social foi-se degradando e aumentou a desconfiança no modelo económico vigente, com base na globalização. Neste contexto os nacionalismos aliados ao populismo acabaram por ter oportunidades políticas, como já vinham ameaçando na Europa (França, Áustria).
Um outro fator de natureza mais conjuntural é o problema dos refugiados, provocados pelas diferenças de rendimentos entre ricos e pobres, agora agravado com a instabilidade (guerra) no Iraque, Síria e Líbia.
Este conjunto de situações provocou um êxodo maciço de refugiados, aproveitado pelos radicais do Islão para provocar atentados, o que veio ainda exacerbar mais os nacionalismos.
Ora e para concluir Hillary era a candidata do sistema e Trump cavalgou o nacionalismo e a xenofobia e ganhou. Hillary era a manutenção do sistema vigente e Trump uma esperança na mudança e no regresso aos controles do comércio internacional, na economia e ao fechar a América aos imigrantes, que podem ser terroristas, além de competidores que fazem baixar o nível de vida dos americanos já residentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).