Nesta semana a notícia boa é a aceleração do crescimento económico

O BdP veio prever para 2017 uma taxa de crescimento do PIB da ordem dos 1,8%, confirmando assim a aceleração da economia portuguesa mesmo continuando o défice a diminuir. Mas as boas notícias não se ficam só pelo crescimento, mas também que este se consegue à custa das exportações e da retoma do investimento, fruto do clima económico favorável e da velocidade cruzeiro dos fundos europeus do programa 2020 e também do boom no turismo.
O consumo continua a ter o seu papel neste crescimento, mas como não há retoma tão acentuada dos rendimentos como houve no ano anterior, este papel empalideceu um pouco.
Já não são notícias boas a venda do NB por tuta e meia, nem o financiamento da CGD a taxas de juro de cerca de 10%, mais uma vez com soluções impostas pela UE sem racionalidade económica, como a do Estado manter 25% do NB sem participar na administração. Isto não é capitalismo é preconceito contra os capitais públicos, em casos de emergência, como bancos resolvidos, que nem britânicos nem americanos tiveram durante a crise.
Sobre a Europa o incentivo de Trump ao Brexit foi bem respondido pelo Junker que se «comprometeu» a apoiar a independência de alguns Estados como o Ohio no futuro! Num próximo post escreverei sobre a atitude negocial da UE sobre o Brexit, mas neste aspeto parece-me que a atitude europeia tem sido adequada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).