Os laços familiares e o défice de 0,5 em 2018

O INE divulgou que o défice de 2018 ficou em 0.5%. Isto é positivo ou negativo? É negativo porque este resultado foi alcançado à custa de um sub-investimento em educação e saúde e aplicando restrições aos trabalhadores, porque continua sem haver aumentos salariais que corrijam pelo menos a inflação e garantam a recuperações integral de direitos. É negativo porque a carga fiscal atingiu um nível superior ao mais alto anteriormente verificado em 1995. É negativo porque o sistema financeiro drenou parte significativa dos recursos disponíveis. É positivo porque nos deixa preparados para uma nova crise, com margem para gerir e usar a política orçamental perante uma nova crise. É positivo porque permite começar a redução da dívida pública ao mesmo tempo que esta vai diminuindo por efeito do denominador quando analisada em % do PIB.
Portanto, há aqui o predomínio da proteção aos bancos em detrimento dos serviços públicos essenciais e dos direitos/nível de vida dos trabalhadores. É melhor, ainda que insuficiente, esta política de recuperação de direitos mitigada do que uma política de direita menos preocupada com os direitos dos trabalhadores (daí o apoio parlamentar do PCP e BE).
Quanto aos laços familiares no governo já denunciados em vários artigos de opinião e notícias, significa que o PS está com dificuldades de se abrir à sociedade, funcionando em circuito fechado e familiar. É portanto um governo sectário e sem capacidade de alargar a sua base de apoio, cercado à esquerda, que quer mais e à direita que critica as tímidas políticas de esquerda, preferindo a direita o apoio às empresas e a melhoria do nível de vida via impostos que favorece os mais ricos, quem paga mais impostos. É também um tique aristocrático de relevar os laços de sangue que foi banido pela implantação da república, mas que voltou em força com o PS. este regresso ao passado é indicador de uma sociedade injusta e pouco democrática na base de recrutamento da elite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vantagens e desvantagens do FMI

A conflitualidade de objetivos de política económica

A minha experiência com a estomatologia (análise económica).